Cartão SUS

cartão sus_400.jpg cartão sus.jpg -

O Cartão Nacional de Saúde é um instrumento que possibilita a vinculação dos procedimentos executados no âmbito do Sistema Único de Saúde e garante ao cidadão atendimento nas unidades de saúde e hospitais do Brasil que integram a rede do SUS. O uso do cartão alimenta um banco de dados onde são gravadas informações do paciente, do tratamento e do profissional de saúde que o atendeu. Tais informações poderão ser acessadas de qualquer ponto do País, colaborando com a organização e planejamento de políticas públicas específicas de acordo com os dados levantados pelo sistema.

De posse do cartão SUS, o cidadão tem o direito de receber atendimento médico em qualquer unidade de saúde ou hospital do Brasil filiado à rede do Sistema Único de Saúde. Também possibilita ao cidadão o acesso tratamentos e a medicamentos gratuitos.


Como obter o cartão do SUS?

O cartão SUS é gratuito e para se cadastrar, basta se dirigir a Unidade de Saúde de referência e solicitar ao agente comunitário de saúde um formulário que será preenchido e enviado à secretaria municipal para confecção do cartão do SUS. Outra opção é se dirigir diretamente à secretaria de saúde da sua cidade com todos os documentos pessoais originais e comprovante de residência em mãos.

Vale ressaltar que mesmo usuários de planos de saúde privados devem solicitar o cartão em razão da eventual necessidade de um atendimento exclusivo da rede pública de saúde, como é o caso da oferta de medicamentos contra a hanseníase, por exemplo.