Ouvidoria do SUS

WhatsApp Image 2022-10-19 at 11.36.05.jpeg

A Ouvidoria é um instrumento de gestão e canal de comunicação entre os cidadão usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) e os gestores. Representa os legítimos interesses dos cidadãos no ambiente em que atua, na busca de soluções efetivas.

É um espaço estratégico e democrático  do SUS com vistas a corrigir as falhas detectadas na prática cotidiana da administração pública da Saúde sobre os atendimentos prestados na rede pública de saúde.

A Ouvidoria é um instrumento de democracia participativa que surgiu como um canal de comunicação direta dos usuários do SUS e o gestor estadual, entende-se que esse mecanismo de defesa do cidadão concretiza-se a partir das demandas da sociedade, por meio de solicitações, reclamações, denúncias, sugestões e elogios, no intuito de aperfeiçoar as ações e os serviços de saúde, bem como possibilitar a elaboração de relatórios gerenciais, contendo a real situação da saúde na localidade ou região.

Missão

“Ouvidoria é uma atividade institucional de representação autônoma e independente, de caráter conciliatório, pedagógico, instrumental e estratégico, que acolhe e trata as manifestações dos  cidadãos, analisa e fornece informações aos gestores, visando a promoção da melhoria contínua e a busca de soluções efetivas.”

Objetivos

Seu principal objetivo é atuar de forma isenta e independente com caráter mediador, pedagógico e estratégico. Acolhe as manifestações dos cidadãos não solucionadas por outros canais de atendimento e de apoio ao  consumidor; analisa e atua na busca por soluções; identifica tendências e orienta a organização promovendo a melhoria contínua dos processos de trabalho e a busca por soluções efetivas. (Guia de Ouvidorias – Brasil – 2011) .

Papel do ouvidor

Importa ao ouvidor buscar compreender a complexidade das relações humanas, posto que geralmente atua numa inter-relação de duas ou mais partes em posições antagônicas, com a presença de aspectos emocionais e valores distintos, que subjazem os conflitos e que estarão presentes durante o processo.

Papel da Ouvidoria

  • Fornecer e disseminar informações de saúde;
  • Espaço de Cidadania;
  • Mediar acesso ao serviço de saúde;
  • Instrumentalizar a gestão do SUS;
  • Registrar, encaminhar, acompanhar e dar retorno as demandas dos usuários do SUS;
  • Garantir à comunidade o recebimento de suas manifestações, bem como possibilitar sua participação na avaliação dos resultados obtidos a partir da leitura das demandas, que impliquem em regulação e/ou modificação das políticas públicas de saúde.

Postura ética do ouvidor

  • Preservar os valores e os princípios éticos que norteiam as ouvidorias e as instituições.
  • Exercer a função com competência e dignidade e respeito ao usuário.
  • Representar os legítimos interesses do cidadãos.
  • Representante da sociedade na instituição com o compromisso de compartilhar informações e as colocar a serviço do interesse coletivo, colaborando para a ética na sociedade e para a formação de uma cultura de respeito aos direitos humanos, promovendo a cidadania e a consolidação do processo democrático.

Canais de Comunicação

Endereço: Av. NS 01 AANO – Praça dos Girassóis, s/nº - Centro – Palmas - TO CEP: 77015-007
Telefone: 0800 642 7200 ou (63) 3218-3385, e-mail: ouvidoria.sus.to@gmail.com e whatsapp: (63)3218-2025.

keyboard_arrow_up