ETSUS

FachadaEtsus_400.jpg FachadaEtsus.jpg -

A Diretoria da Escola Tocantinense do Sistema Único de Saúde Dr. Gismar Gomes (Etsus) é o setor responsável pela gestão das políticas de Educação Permanente e Educação Profissional no Estado do Tocantins. Uma de suas atribuições nucleares, ancorada em sua missão, é a gestão da educação na saúde no que tange à descentralização da política com consequente fortalecimento dos municípios, integração ensino-serviço e atendimento às responsabilidades sanitárias estaduais, previstas no Pacto pela Saúde e reiteradas pelo Decreto Presidencial nº. 7508/2011.

Tem como competência fundamental a condução da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde (Pneps), do Programa de Formação de Profissionais de Nível Médio em Saúde (Profaps) e do Plano Estadual de Educação Permanente em Saúde (PEEPS) que preveem o desenvolvimento da formação e requalificação dos trabalhadores para SUS, balizados pela discussão e construção curricular e pedagógica das ações formativas internas ou com instituições de ensino parceiras de acordo com as necessidades locorregionais. É responsável, ainda, pela divulgação e fortalecimento da Educação Permanente e pelo desenvolvimento do eixo de ciência e tecnologia em saúde.

A Etsus, ligada diretamente à Superintendência de Educação na Saúde e Regulação do Trabalho (SESRT), é operacionalizada por uma Secretaria Geral de Ensino, uma Secretaria Executiva da Comissão de Integração Ensino-Serviço (CIES/CIB) e três gerências, a saber: Gerência de Educação na Saúde, responsável pela operacionalização dos processos educacionais em saúde; Gerência de Tecnologias Educacionais, responsável pela gestão do processo de implantação e implementação das tecnologias educacionais em saúde: Biblioteca Convencional, Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), Canal Saúde, Telessaúde e outras tecnologias educacionais e gestão das atividades relativas às Tecnologias da Informação na SESRT; e a Gerência de Educação Permanente, Ciência, Tecnologia e Inovação, a quem compete a implementação da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde e a Política Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde, no âmbito do Estado do Tocantins; além de gerir os processos de regulação da participação de servidores da Sesau em eventos técnico-científicos externos; análise dos certificados apresentados pelos servidores do quadro da Saúde para evolução funcional vertical e os processos de interação ensino-serviço, no âmbito da Sesau.

A Etsus construiu, coletivamente, sua missão, baseando-se nas funções gestoras: “Promover a gestão dos processos educacionais e de pesquisa, voltados para o desenvolvimento dos trabalhadores no âmbito da saúde do Tocantins”. Esta missão repousa nos valores: ética, solidariedade, compromisso, eficiência e proatividade.

Quanto à importância da escola para o Estado, verifica-se o cumprimento de seu papel catalisador na mudança dos processos de trabalho, na transformação das práticas e possibilitando, ainda, a autonomia e protagonismo dos trabalhadores da saúde, por meio da utilização de metodologias ativas que permitam a reflexão dos problemas inerentes ao seu lócus de produção de saúde.

Saiba mais:
Localização: Quadra 606 Sul, Alameda Portinari, APM/07 – CEP: 77.022-062 - Palmas-TO
Contatos: (63) 3218 6290 ou pelo e-mail: gabinete@etsus.to.gov.br