4º encontro de Planejamento e Gestão da Vigilância estimula reflexões e troca de experiências

Enfermeira CIEVS Enfermeira CIEVS -
Estatístico Estatístico -
Débora, Auriana, Rosa Maria e Manuela Débora, Auriana, Rosa Maria e Manuela -
Patrícia e Arlete Patrícia e Arlete -

A Equipe do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde – CIEVS participou do 4º Encontro de Planejamento e Gestão da Vigilância. O Encontro foi promovido pela Superintendência de Vigilância, Promoção e Proteção à Saúde – SVPPS entre os dias 19 a 22 de setembro, no Auditório da Assembléia Legislativa, contou com uma programação bem ampla e reflexiva. O Encontro teve a finalidade de apresentar o Relatório Anual de Gestão – RAG/2015 e parcial de 2016; a Revisão do PES/PAS 2016-2019 e Elaboração da PAS-2017 e a avaliação das Metas e Indicadores do PPA e SISPACTO.

 

O encontro contou com a participação do palestrante Eduardo Mota, docente pesquisador do Instituto de Saúde Coletiva (ISC/UFBA), que abordou  o tema “A Descentralização das ações de Vigilância Epidemiológica em Pernambuco, Brasil”. Palestras, apresentação de trabalhos científicos e a avaliação das metas das Diretorias da Vigilância que foram apresentadas e proporcionaram aos presentes uma troca de experiências, conhecimentos e reflexões sobre os temas abordados. 

 

A Enfermeira do CIEVS, Erlaene Tedesco avaliou as metas das Gerências: CIEVS, URR, ASS e SVO. De acordo com os dados informados no ano de 2016 (Janeiro a Setembro), mais de 12.000 notificações foram registradas pelos Núcleos de Vigilância Epidemiológica Hospitalares. O CIEVS monitorou 65 eventos até a semana epidemiológica 37, dentre eles, seis (6) surtos e a microcefalia.

 

Erlaene ressaltou ainda, a ativação do Centro Integrado de Operações Conjuntas da Saúde (CIOCS) nos eventos internacionais Ironman  e Rally dos Sertões.No CIOCS os eventos são monitorados 24 horas por dia, para as notificações de emergências em saúde pública que podem ocorrer durante os eventos.

 

O servidor do Ricardo Lima, Estatístico da Sala de Situação de Saúde, que apresentou os resultados do PQAVS- 2015, avaliou o encontro de forma positiva. “O conteúdo apresentado ajudará no planejamento das ações da Vigilância em Saúde para o ano de 2017”, ressaltou.