Dengue

Em 2014 foram notificados 9.560 casos da doença em todo o Estado Em 2014 foram notificados 9.560 casos da doença em todo o Estado - Governo do Tocantins

A dengue é uma doença febril aguda que ocorre, especialmente, em países tropicais e subtropicais, onde as condições do meio ambiente favorecem o desenvolvimento e a proliferação do Aedes aegypti e Aedes albopictus.

A maioria dos pacientes se recupera após evolução clínica leve, somente uma pequena parcela deles progride para um quadro mais grave. É a doença viral transmitida por mosquito que se espalha mais rapidamente no mundo, sendo a mais importante arbovirose que afeta o ser humano, constituindo-se em sério problema de saúde pública no mundo. Não há vacina ainda para a doença.

Sinais e sintomas

Os principais sintomas da dengue são a febre alta de início repentino e que geralmente dura de dois a sete dias, acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e articulações, prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos, manchas vermelhas na pele e coceira no corpo. Há ainda Pode haver perda de peso, náuseas e vômitos.

Ao início de dois ou mais sintomas associados a recomendação é procurar a unidade de saúde mais próxima. Todos os casos suspeitos de dengue devem ser notificados obrigatoriamente para a Secretaria Municipal de Saúde. Ao aparecimento dos sintomas associados, a recomendação é procurar um serviço de saúde o mais rápido possível.

Tratamento

O principal risco para pacientes com dengue é a desidratação, que pode ocorrer sem o indívuduo perceber e desencadear complicações no quadro geral de saúde. Por isso, a principal recomendação de tratamento é hidratação abundante.

Não existe tratamento específico, apenas tratamento sintomático para controle da dor e da febre. No entanto, é desaconselhável a automedicação devido aos riscos de complicações.

Boletim epidemiológico

Em 2015 no Tocantins, foram notificados 18.270 casos suspeitos de dengue, sendo que 5.895 deles foram confirmados para a doença no Estado.  Os dez municípios prioritários no controle da dengue detêm cerca de 80% dos casos notificados em todo o Estado, são eles: Palmas, Araguaína, Paraíso do Tocantins, Gurupi, Porto Nacional, Araguatins, Guaraí, Tocantinópolis, Colinas do Tocantins e Miracema do Tocantins.