Zika

zika.png zika.png -

A zika é uma doença febril causada por um arbovírus transmitido pela picada do mesmo vetor da dengue, o Aedes aegypti. Trata-se de uma doença de evolução benigna com sintomas que podem durar de três a sete dias. Não há vacina para a doença.

Sinais e sintomas

Os sintomas da dengue, zika e febre de chikungunya podem ser parecidos. No entanto, com relação à zika o principal diferencial para o diagnóstico da doença é a coceira associada aos sintomas de febre baixa, náuseas, enjôo, mal estar, dores nas articulações, dor de cabeça, tosse e vômitos. Os sintomas e sinais podem desaparecer após o período de três a sete dias do início do quadro.  Estes sintomas geralmente desaparecem espontaneamente em até uma semana após seu início.

No entanto, em alguns casos, a dor nas articulações pode persistir por aproximadamente um mês. O interessante é que estes sintomas estão presentes em apenas 20% dos casos da doença.

Tratamento

Não existe tratamento específico para a zika, apenas tratamento sintomático para controle da dor e da febre. A hidratação e o repouso são as principais recomendações médicas. A automedicação é desaconselhada devido aos riscos de complicações na administração de medicamentos contraindicados para certo casos.

Boletim Epidemiológico

O vírus teve confirmação da sua circulação viral no Tocantins somente em setembro de 2015. Segundo a Secretaria do Estado da Saúde (Sesau), 12 casos foram confirmados em todo o Estado em 2015.