Triagem Neonatal

Após formalização de contrato com a APAE de Araguaína, que prestará os serviços de análise das amostras dos testes do pezinho pelo Sistema Único de Saúde (SUS), a equipe técnica da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e a prestadora do serviço firmaram um Plano de Ação para retomada dos serviços, visando uma melhor assistência e efetividade do exame do Teste do pezinho no Estado. A liberação dos resultados dos exames pendentes já foi iniciada no mês de abril e seguem durante todo o ano até a regularidade do serviço.   

Os exames dos meses de 27/06/2020 à 16/09/2020 já iniciaram a entrega dos resultados no mês de abril. Os resultados dos exames pendentes do período que compreende entre 16/09/2020 e 08/02/2021 serão disponibilizados gradativamente, sendo analisados sempre do mais atual para o mais antigo, juntamente com as amostras do mês corrente, buscando atingir em tempo hábil os resultados atuais, para então enquadrar ao objetivo principal do Programa Nacional de Triagem Neonatal, que é o rastreamento de crianças até 28º dia de nascidas, para prevenção de agravos.

Avaliação Médica

Os resultados inconsistentes que necessitarem de reconvocação a ação a ser tomada será de acordo com o Manual Técnico de Triagem Biológica, ao ser observada qualquer inconsistência, a criança será agendado para avaliação pelo serviço médico, para orientação e investigação diagnóstica específica. Para avaliação será necessário realizar o acompanhamento junto às unidades da Estratégia da Saúde da Família (ESF) nas Unidades Básicas, que farão o rastreamento dos usuários que não realizaram os exames para que sejam avaliados pela equipe médica.

Outra ação estipulada é a implementação e fortalecimento da puericultura – acompanhamento do desenvolvimento da criança, a fim de acompanhar e identificar possíveis sinais e sintomas das patologias não detectadas previamente pelo teste do pezinho.

O plano de ação também contempla capacitação dos municípios, aquisição e distribuição de material para coletas dos exames (lanceta e papel filtro) além do cronograma de análise e liberação dos resultados, que serão feitos concomitantemente com os testes coletados este ano, até a regularização final das pendências em agosto de 2021. 

keyboard_arrow_up