Planilha de Monitoramento, Avaliação e Cooperação Técnica à Atenção Primária nos municípios do Estado do Tocantins em 2016.

Planilha de Monitoramento, Avaliação e Cooperação Técnica à Atenção Primária nos municípios do Estado do Tocantins em 2016.

 

OBJETIVO GERAL

Monitorar a qualidade das ações realizadas pelas equipes de Atenção Primária municipal e cooperar na definição de estratégias que colaborem para resolução das inconformidades.

 

A Política Nacional de Atenção Básica (PNAB), aprovada por meio da Portaria nº 2488, de 21 de outubro de 2011, preconiza como uma das atribuições da Secretaria de Estado da Saúde (SES) a realização do apoio institucional aos municípios no processo de implantação, acompanhamento e qualificação da Atenção Básica e de ampliação e consolidação da Estratégia Saúde da Família (ESF) (BRASIL, 2011).

Desta forma, a Secretaria Estadual de Saúde, por meio da Diretoria de Atenção Primária (DAP) realizou a atividade de Monitoramento, Avaliação e Cooperação Técnica nos municípios do Estado do Tocantins, visando subsidiar a identificação de problemas no contexto da Atenção Básica em saúde do contexto municipal a partir da coleta de dados e aspectos relacionados ao processo de trabalho dos profissionais como dinâmica da(s) equipe(s), infraestrutura e sistemas de informação em saúde. Estes dados fomentam a avaliação para apoiar o processo decisório na reorientação das ações e serviços ofertados, quando necessário.

A ação de monitoramento e avaliação em 2016 ocorreu em 12 (doze) municípios das seguintes regiões de saúde: Bico do Papagaio: 2 (dois) municípios, Médio Norte: 2 (dois) municípios, Ilha do Bananal: 1 (um) município, Capim Dourado: 1 (um) municípios, Amor Perfeito: 3 (três) municípios, Cantão: 2 (dois) municípios e Sudeste: 1 município.

 

Gestão municipal de saúde, profissionais das equipes de Atenção Primária municipal.

 

ÁREAS TÉCNICAS PROMOTORAS: Gerência de Áreas Estratégicas para os Cuidados Primários e Gerência de Monitoramento e Avaliação.

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

 

BRASIL. Portaria Nº 2488, de 21 de outubro de 2011. Aprova a Política Nacional de Atenção Básica, estabelecendo a revisão de diretrizes e normas para a organização da Atenção Básica, para a Estratégia Saúde da Família (ESF) e o Programa de Agentes Comunitários de Saúde (PACS). Disponível em http://www.brasilsus.com.br/legislacoes/gm/110154-2488.html. Acesso em 22 de maio de 2012.

 

BRASIL. Portaria Nº 3.161, de 27 de dezembro de 201. dispõe sobre a administração da penicilina nas unidades de Atenção Básica à Saúde, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Disponível em:  http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2011/prt3161_27_12_2011.html

 

BRASIL. Portaria Nº 3.462, de 11 de novembro de 2010. Estabelece critérios para alimentação dos Bancos de Dados Nacionais dos Sistemas de Informação da Atenção à Saúde. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2010/prt3462_11_11_2010_comp.html