Integração Ensino-Serviço

A Gerência de Ciência e Inovação em Saúde (GCIS)  é uma unidade organizacional subordinada à Diretoria da Escola Tocantinense do SUS Dr. Gismar Gomes (DETSUS) e à Superintendência de Gestão Profissional e Educação em Saúde (SGPES) da Secretaria de Estado da Saúde do Tocantins. 

A GCIS tem como objetivo tornar-se excelência no eixo integração ensino-serviço e pesquisa no Estado, visando a oferta de um cenário de prática com aprendizagem significativa, que atenda a realidade local e estimule a pesquisa em saúde, priorizando a qualificação de profissionais que tenham capacidade de repensar as práticas assistenciais e que estejam em sintonia com uma proposta de atendimento centrado no usuário, de forma humanizada, acolhedora e integral.

 Atualmente a GCIS possui dois setores: o Núcleo de Pesquisa e o Núcleo de Integração Ensino Serviço (NIES), ambos com competência de expandir as ações da Secretaria de Estado da Saúde do Tocantins (SES-TO), no que se refere ao processo de integração ensino-serviço e pesquisa em saúde. 

A Gerência tem como competência gerir e articular atividades relacionadas à interação ensino e serviço e pesquisa; promover, organizar e divulgar eventos técnico-científicos em saúde e apoiar as ações de educação permanente e outras atividades, pertinentes ao setor, designadas pela DETSUS, pela SGPES ou pelo Secretário de Estado da Saúde do Tocantins.

 

NÚCLEO INTEGRAÇÃO ENSINO E SERVIÇO (NIES)

     O NIES junto aos Núcleos de Educação Permanente (NEP) estaduais, faz a regulação dos campos de estágios dos cursos técnicos, de graduação, de pós-graduação e de residências na área da saúde, com as a Instituições de Ensino que possuem instrumento jurídico (Termo de Cooperação Interinstitucional - TCI), com a SES-TO. Além da regulação dos campos, o NIES acompanha, monitora e consolida as ações de interação ensino-serviço de acordo com o preceituado na Lei Federal 11.788/2008, Portaria SES-TO n° 216/2013, Portaria SES-TO nº 138/2021, Portaria SES-TO nº 625/2020, Portaria SES-TO nº 466/2021, Portaria SES-TO nº 1315/2014, Portaria SES-TO nº 750/2013, Regimento do Estágio Estudantil Supervisionado Obrigatório e Aprendizagem em Serviço e Regimento do Internato Médico Estadual do Tocantins.

 Elencamos no processo de integração, ensino e serviço, como medida de controle e organização dos cenários de prática do Estado do Tocantins, a criação da Comissão do Internato Médico Estadual (CIME), uma instância colegiada, de caráter consultivo e deliberativo que tem como sua principal função regular as vagas do internato médico do estado do Tocantins, além de monitorar e avaliar as vagas de acordo com o porte hospitalar, observando e zelando junto às coordenações de ensino o cumprimento das legislações vigentes sobre as atividades de internato realizadas pelas instituições de ensino. 

 

 

 

keyboard_arrow_up