Geral 07/05/2020 - 18:28 - Ellayne Czuryto/Governo do Tocantins

Coleta programada visa aumentar estoque do Hemocentro neste período de pandemia

Hemocentro precisa de todos os tipos sanguíneos, número de doadores diminuiu nesse período de pandemia Hemocentro precisa de todos os tipos sanguíneos, número de doadores diminuiu nesse período de pandemia - Nielcem Fernandes/Governo do Tocantins

O Hemocentro Coordenador de Palmas recebeu na manhã desta quinta-feira 7, um grupo de doadores do 22º Batalhão de Infantaria do Exército, com o intuito de suprir as demandas durante este período de pandemia. Devido ao baixo estoque de todas as tipagens sanguíneas, as coletas programadas continuam sendo feitas por agendamento e seguindo as recomendações do Ministério da Saúde.

Segundo a responsável pela captação de doadores da unidade, Robéria Fernandes, devido à pandemia os doadores estão vindo bem menos. “Estamos tentando buscar nossos parceiros de coleta programada para que eles venham até o hemocentro e façam as doações com segurança. As empresas, órgãos e instituições que se interessarem, podem solicitar agendamento prévio. Os atendimentos estão sendo feito respeitando todas as recomendações para que o doador venha ate ao hemocentro e se sinta seguro ao fazer a doação”, explica.

Ela ressalta ainda que nos dias 12 e 13 a Marinha agendou uma coleta programada na Unidade.

O soldado do efetivo profissional da 1ª Companhia de Fuzileiros do 22º Batalhão de IInfantaria, Wanthonny Gabriel Chaves Barbosa, 20 anos, foi um dos voluntários que realizaram a doação. “Eu me voluntariei porque a doação de sangue é importante para ajudar as pessoas que estão necessitando e também salvar vidas”, afirmou acrescentando que esta é sua quarta doação e pretende continuar como doador por considerar o ato uma ação humanitária.

Quem pode doar

O candidato precisa ter de 16 a 69 anos, peso superior a 50 kg, estar saudável e apresentar documento oficial com foto, menores de 18 anos só podem doar com consentimento formal dos responsáveis.

Pessoas com febre, gripe ou resfriado, diarreia recente, grávidas e mulheres no pós-parto não podem doar temporariamente.