Geral 31/07/2020 - 13:35 - Erlene Miranda – Governo do Tocantins

Saúde promove cursos sobre processo de doação de órgãos e tecidos para transplante

Participaram da qualificação os profissionais da Central Estadual de Transplante do Tocantins e dos hospitais públicos e privados dos municípios de Palmas e Araguaína. Participaram da qualificação os profissionais da Central Estadual de Transplante do Tocantins e dos hospitais públicos e privados dos municípios de Palmas e Araguaína. - Divulgação SES
Saúde promove cursos sobre processo de doação de órgãos e tecidos para transplante Saúde promove cursos sobre processo de doação de órgãos e tecidos para transplante - Divulgação SES

Com o objetivo de qualificar os profissionais que trabalham diretamente nos procedimentos de doação de órgãos, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) promoveu nos dias 16, 21 e 27 de julho, cursos voltados ao Processo de Doação de órgãos e Tecidos para Transplante. Participaram da qualificação profissionais da Central Estadual de Transplante do Tocantins e dos hospitais públicos e privados dos municípios de Palmas e Araguaína.

Os cursos foram realizados por meio da parceria entre a Central Estadual de Transplante do Tocantins e a Central Estadual de Transplante do Rio de janeiro (CNCDO-RJ). As qualificações abordaram os seguintes temas: Acolhimento familiar e comunicação de más notícias, Manutenção do potencial doador para enfermeiros e médicos e Processo de doação e transplante.

Segundo o médico da Central Estadual de Transplante do Tocantins,  Rudinei Brunetto, os cursos foram relevantes para a qualificação dos servidores. “Ainda existem muitas questões controvérsias, por isso é importante manter a discussão frequente sobre o tema”, explicou.

O Tocantins foi inserido no cenário de doação e transplante de órgãos em 2016, com a captação e transplantes de córnea, já em 2018 houve a primeira captação de órgãos. Em 2020, entre janeiro a julho, 12 famílias concordaram com doação de córneas e quatro para doação de múltiplos órgãos.

Qualificação

Os cursos ministrados estarão disponíveis na plataforma utilizada pela Central Estadual de Transplante do Rio de Janeiro, por meio do link. Dia 11 de agosto, será transmitido a qualificação “Processo de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante”, 20 de agosto “Acolhimento familiar e Comunicação de Más Notícias” e 25 de agosto “Manutenção do Potencial Doador para Médicos”.