Geral 13/01/2021 - 15:33 - Aldenes Lima/Governo do Tocantins

Estado começa distribuir material para campanha de vacinação antirrábica animal 2021

Material necessário à vacinação já pode ser recolhido pelos municípios Material necessário à vacinação já pode ser recolhido pelos municípios - Divulgação SES

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) começou na segunda-feira 11 e segue até o dia 22 deste mês, a distribuição do material necessário aos municípios realizarem a Campanha de Vacinação Antirrábica Animal 2021. Esta semana recebem os kits contendo vacinas, seringas, cartazes, bloco de vacinação, canetas, copos descartáveis, sacos plásticos, caixas de isopor, descarpack e camisetas, os municípios das regiões de saúde Capim Dourado, Cerrado, Amor Perfeito e Ilha do Bananal.

 

A campanha de vacinação coordenada pela Assessoria de Zoonoses e Animais Peçonhentos da SES, ocorrerá no período de 22 de fevereiro a 30 de abril e ocorrerá em duas etapas: a primeira contemplará, nesse momento, somente a zona rural e a segunda e que envolverá a zona urbana ocorrerá após a definição da campanha de vacinação contra o novo Coronavírus.

 

Segundo a servidora da SES que responde pela Gerência de Vigilância e Controle de Doenças Tropicais Negligenciadas, Carina Graser Azevedo, o objetivo é vacinar 100% dos animais. “Alertamos que no Estado do Tocantins a circulação do vírus da raiva é comprovada e representa um risco à saúde dos animais domésticos e ao homem, haja vista que é uma doença com letalidade de aproximadamente 100%”, destacou.

 

A técnica pede ainda que os municípios atentem-se às recomendações feitas levando em consideração o período de pandemia pela Covid-19. “Recomenda-se, portanto, que sejam evitadas as aglomerações, tomando todos os cuidados necessários objetivando reduzir o risco de transmissão dessa doença”, pontuou Carina.

 

A SES também realizará três webconferências sobre informações técnicas da Campanha de Vacinação Animal 2021, nas datas de 28/01, 04/02 e 11/02/2021.

 

Datas de distribuição de material e região de saúde atendida:

11 e 12/Janeiro - Capim Dourado e Cerrado

13 a 14/Janeiro - Amor Perfeito e Sudeste

14 e 15/Janeiro - Ilha do Bananal

15 a 18/Janeiro – Cantão

20 a 22/Janeiro - Bico do Papagaio, Cerrado Tocantins Araguaia