Geral 19/02/2021 - 14:20 - Luciana Barros/Governo do Tocantins

Associação Amigos do HGP completa dois anos de efetiva atuação

Paciente Marino Gabriel do Nascimento Paciente Marino Gabriel do Nascimento - - Luciana de Barros/Governo do Tocantins
Membros - associação de amigos Membros - associação de amigos - Luciana Barros/ Governo do Tocantins

A Associação Amigos do HGP completou dois anos neste mês de fevereiro. As ações têm sido desenvolvidas, por sua diretoria, através de trabalhos em prol dos pacientes, familiares, acompanhantes e servidores do Hospital Geral de Palmas (HGP). Na quinta - feira, 18,  membros da diretoria  se reuniram para a primeira reunião do ano, na pauta planejamento das ações para 2021. A entidade não tem fins lucrativos e mobiliza a comunidade e o poder público para colaborarem em suas ações.

 O Presidente do Conselho Fiscal da entidade, João Carlos Dias Medeiros destacou: "Sabemos que todas as ações realizadas pela Associação fazem a diferença para cada paciente, acompanhante ou trabalhador que necessita de alguma  assistência na rotina hospitalar. Ações como estas, de solidariedade e o amor ao próximo, por voluntários, beneficiam cada vez mais, pacientes, acompanhantes e servidores”, afirmou.

 Dentre as campanhas de arrecadação que são realizadas estão produtos de higiene pessoal (creme dental, sabonete,  condicionador, shampoo, absorvente, aparelho de barbear, entre outros) sandálias, roupas e brinquedos, lápis de cores, (destinado às brinquedoteca). Além disso, também são bem vindos dvds, tvs ou rack móvel para ajudar a ampliar o projeto Projeto Cinema no AP, que visa minimizar a dor, o estresse e motivar pacientes internados em diversas especialidades, levando filmes aos leitos das alas de internação e atende em média 60 pacientes por mês. Paralelamente, são arrecadados também calçados, roupas, acessórios para o bazar solidário online. Os recursos são revertidos principalmente para a compra de produtos de higiene pessoal.

 “Um dos objetivos da associação é dar apoio ao usuário que chega à unidade em situação de vulnerabilidade. Em situações que envolvem urgência e emergência, vem de outras cidades, sem tempo de trazer produtos de higiene. Muitos não têm condições de comprar ou, ainda, aqueles pacientes que vêm encaminhados para realização de exames - ou retorno de uma consulta - e, devido ao agravamento do quadro clínico, acabam internados", explicou a Presidente da Associação, Goiamara Borges.

 Beneficiado

 Um destes beneficiados é o morador de Gurupi, Marino Gabriel do Nascimento, que sofreu acidente de motocicleta e está internado recebendo tratamento. “Achei muito importante. Eles me forneceram produtos de higiene pessoal e roupas. Quando me hospitalizei imaginava que voltaria no mesmo dia”, declarou.

 Como você pode colaborar?

 As instituições ou  pessoas que desejam realizar um gesto de solidariedade podem entrar em contato com  pelo telefone (63) 3218-7898.