Saúde realiza primeira reunião para discutir ações sobre o novo coronavírus

Reunião novo coronavírus Reunião novo coronavírus -

A Secretaria de Estado da Saúde por meio da Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS) e Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS) realizou nesta terça-feira, 28, a primeira reunião para alinhamento das ações de vigilância do novo coronavírus.

A reunião contou com diversos setores da saúde com a finalidade de alinhar, monitorar e agir na ocorrência de casos suspeitos. Durante a reunião discutiu-se o Boletim Epidemiológico, o Plano de Contingência e os fluxos que serão definidos para o novo coronavírus.

Para a Superintendente de Vigilância em Saúde, Perciliana Bezerra, “esta reunião é importante para que se reorganize o processo de trabalho para a investigação, prevenção e controle do novo coronavírus, mediante a suspeição de casos que possam aparecer no Estado do Tocantins. O importante é a integralidade destes serviços e das informações”, disse.

Estiveram presentes na reunião as áreas técnicas da Vigilância Estadual: o Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS), Laboratório Central (LACEN), Vigilância Sanitária (VISA), Imunopreveníveis, Tuberculose, da Superintendência de Políticas de Atenção à Saúde (SPAS): Diretoria de Atenção Especializada (DAE), Hospital de Referência Geral de Palmas (HGPP), Núcleo de Vigilância de Epidemiológica Hospitalar (NVEH-HGP) Secretaria Municipal de Saúde de Palmas: Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS), Unidade de Pronto Atendimento (UPA’s Norte e Sul), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), Laboratório Municipal e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Porto e Aeroportos (ANVISA).

Como encaminhamento foi criado um grupo de discussões em aplicativo, foi realizada a socialização do plano de contingência para revisão das atribuições inerentes ao novo coronavírus, e ainda foi criada uma agenda para reuniões de alinhamento deste plano.

Sandra Brito - Jornalista CIEVS/TO