Observatório de Equidade, Desigualdades e Determinantes Sociais em Saúde do Tocantins - ODSS/TO

O Observatório de Equidade, Desigualdades e Determinantes Sociais em Saúde do Tocantins - ODSS/TO é o primeiro instituído em órgão da administração direta, ou seja, numa Secretaria de Saúde, unidade gestora do SUS. Até então os demais Observatórios desta temática estão situados em geral em instituições de ensino e pesquisa.

Por isso, a Secretaria de Estado da Saúde do Tocantins - SES/TO orgulha-se em ser a primeira no nível estadual, a construir com a participação de “todos”, gestores municipais, áreas técnicas da SES/TO, movimentos sociais, academias regionais, em parceria com a Organização Pan Americana de Saúde/Organização Mundial de Saúde - OPAS/OMS, um Observatório para a gestão pública sobre essa temática tendo como desafio para os próximos anos tornar-se referência na área de gestão, produção de conhecimentos, inovação e monitoramento com base para enfrentamento dos DSS, que possa  contribuir  para  novas formas de governança territorial, orientadas à promoção da equidade social e regional.

Esta  implantação iniciou pela escuta direta dos 139 municípios, por meio da Agenda Ativa CIR no ano de 2017, sobre as desigualdades e iniquidades loco-regionais em saúde, de forma inédita, já que a construção dos indicadores de desigualdades, a serem monitorados pelo Observatório Estadual parte da voz dos próprios gestores municipais.

Este Observatório tem o Know - how de um trabalho existente em nível nacional coordenado pela Fundação Osvaldo Cruz - FIOCRUZ e referendado pela Organização Pan Americana de Saúde, onde a estrutura visa a reorientação do Sistema Estadual de Saúde do Tocantins, trazendo o enfoque dos determinantes sociais em Saúde para as esferas estadual e municipal.

O ODSS-TO, aborda conteúdos sobre os temas de DSS, equidade e iniquidades, onde se pode aceder a diferentes registros de informação, sistema de indicadores, estudos e projetos, base de dados estatísticos, base bibliográfica, recensões de publicações e notícias;  constituído como:

Espaço de divulgação de mensuração de tendências das iniquidades, desigualdades em saúde, DSS existentes no estado, com possibilidade de intercâmbio com outros observatórios da região Norte, do Brasil e internacional.

Espaço de informação e comunicação, atuando como referência sobre DSS e iniquidades em saúde no Tocantins, coleção de experiências e ações.

Painel de notícias e produção de conhecimento sobre descritores dos problemas, baseado nos territórios, causas narrativas, comunidades de práticas, DSS, desigualdades e iniquidades e demais questões que envolvem o processo de determinação social da saúde.

Estas informações e dados integrarão o complexo do INTEGRA Saúde Tocantins, validando estudos de suporte a intervenções e decisões estratégicas de combate às iniquidades em saúde e no reordenamento das políticas de saúde no Estado.