CIEVS - Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde

CIEVS - Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde CIEVS - Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde - CIEVS - 10 anos

Nos últimos anos, os registros e a percepção de mudanças importantes no padrão de ocorrência das doenças infecciosas e na dinâmica de transmissão dos seus agentes, bem como a ocorrência do elevado número de agravos inusitados, catástrofes e outras, tem ocasionado uma irrupção de surtos e epidemias.

Com objetivo de fomentar a captação de notificação, manejo, análise de dados e informações estratégicas relevantes à prática da vigilância em saúde, bem como congregar mecanismos de comunicação avançados, em julho de 2005, foi instituído o CIEVS Nacional. No Tocantins, o CIEVS foi instituído em 31 de maio de 2007.

Em sua atuação no Estado, o CIEVS/TO vem trabalhando de forma eficaz, fortalecendo a capacidade do Sistema Estadual de Vigilância em Saúde, captando, recebendo e monitorando as notificações de doenças e agravos da lista Nacional de Notificação Compulsória e eventos inusitados, que são informadas por fontes oficiais e/ou não oficiais (rumores), através de mídias, redes sociais e telefones com acesso durante 24 horas, por sete dias da semana e 365 dias do ano.

O CIEVS/Tocantins conta na sua estrutura com Unidade de Resposta Rápida (URR), que identifica e obtém respostas adequadas que reduzam risco à saúde da população. Semanalmente, os eventos de relevância são apresentados no Comitê de Monitoramento de Emergências (CME) e discutem ações de vigilância durante a reunião da URR, que acontece às terças-feiras, com a participação dos técnicos da Vigilância, Atenção à Saúde e outros órgãos que fazem interface com o evento.

O Núcleo de Vigilância Epidemiológica Hospitalar (NVEH) que também faz parte da estrutura do CIEVS tem a finalidade de planejar, coordenar e avaliar as ações de vigilância epidemiológica em âmbito hospitalar. Atualmente são 14 NVEH em funcionamento distribuídos em nove municípios do Estado.

O CIEVS/TO também monitora os Eventos de Massa que são atividades coletivas de qualquer natureza, com concentração e fluxo excepcional de pessoas de origem nacional e internacional.

O CIEVS conta ainda com o apoio do Serviço de Verificação de Óbitos (SVO), que é responsável pela elucidação de óbitos de causa natural, sem diagnóstico ou mal definida. Através dos laudos do SVO, o CIEVS confirma ou descarta agravos de interesse em saúde pública.

 

Horário de atendimento:

Segunda-feira a Sexta-feira: 08:00hs às 12:00hs / 14:00hs às 18:00hs

E-mail: cievsto@gmail.com

Endereço: 104 Norte, Av. LO 02, Lote 30 - 3º Andar - Palmas/TO

CEP: 77.006-022

Telefone: (63) 3218-1785