EpiSUS-Fundamental forma primeira turma no Tocantins com a participação de técnicas do CIEVS/TO

I Turma EpiSUS Fundamental/TO I Turma EpiSUS Fundamental/TO -
Michelle Rosa - Técnica da URR Michelle Rosa - Técnica da URR -
Arlete Otoni - CIEVS e as orientandas Arlete Otoni - CIEVS e as orientandas -
Patrícia Gomes - Técnica NVEH Patrícia Gomes - Técnica NVEH -
Manuela Fortes - Técnica da URR e o Tutor Evesson Farias Manuela Fortes - Técnica da URR e o Tutor Evesson Farias -

O Programa Treinamento em Epidemiologia Aplicada aos Serviços do SUS (EpiSUS), nível fundamental, encerrou nesta quarta-feira (24), com as apresentações dos trabalhos de conclusão de curso da primeira turma a se formar no Estado. As apresentações foram no auditório do Tribunal Regional Eleitoral - TRE-TO nos dias 23 e 24 deste mês.

O EpiSUS é uma iniciativa que visa implantar no SUS o modelo piramidal de treinamentos em epidemiologia de campo, com três níveis denominados: fundamental, intermediário e avançado.

A turma contou com a participação de 22 técnicos que atuam nas vigilâncias epidemiológicas do Estado e municípios. O CIEVS foi representado pela Técnica Arlete Otoni, pelas Técnicas da Unidade de Resposta Rápida (URR), Manuela Fortes e Michelle Rosa, pela Assessoria dos Núcleos de Vigilância Epidemiológica Hospitalar (NVEH), Patrícia Gomes.

Arlete Otoni, atuou como tutora, orientando três treinandas do EpiSUS. As técnicas da URR apresentaram trabalhos sobre investigação de surtos realizados nos anos de 2018 e 2019. Já a técnica do NVEH apresentou sobre perfil epidemiológico dos acidentes por animais peçonhentos. 

Michelle Rosa, técnica da URR, que formou nesta primeira turma avaliou a formação. “O EpiSUS fortaleceu e aprimorou nossa capacidade de atuar durante casos notificados, surtos, epidemias e eventos de interesse em saúde pública”, avaliou.

Durante o encerramento, os formandos receberam os certificados e teve ainda a entrega vários brindes, dentre eles, mochila, pendrive, camiseta, caneta, lapiseira e bloco de anotações.

EpiSUS

O EpiSUS é um treinamento oferecido pela Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS) para profissionais da área de Saúde que pretendem contribuir na resposta às emergências em saúde pública. O programa recebeu o selo internacional de qualidade pela Rede de Programas Tephinet, com decisão do Global Accrediting Body. A Tephinet é uma rede profissional composta por 69 Programas de Treinamento em Epidemiologia de Campo (FETP) atuantes em mais de cem países.