Serviço de Verificação de Óbito inaugura nova sede

Ministro Ricardo Barros e Arlete Otoni Ministro Ricardo Barros e Arlete Otoni -
Equipes do CIEVS e SVO Equipes do CIEVS e SVO -
Equipes do CIEVS e SVO Equipes do CIEVS e SVO -
Luzia Rodrigues - Gerente SVO Luzia Rodrigues - Gerente SVO -
Equipe SVO Equipe SVO -

O Ministro da Saúde, Ricardo Barros, esteve em Palmas nesta terça-feira, 13, para a entrega da ampliação, adequação e reforma do Serviço de Verificação do Óbito – SVO. O evento contou com a presença de autoridades municipais e estaduais como o Governador Marcelo Miranda, o Secretário de Saúde Marcos Musafir, a Deputada Federal Dulce Miranda, entre outras autoridades.

Antes o SVO funcionava numa única sala em que vários funcionários realizavam atendimento no mesmo espaço. Com o novo prédio, o SVO tem mais espaço para acolher as famílias com mais humanização, sala de repouso para os técnicos de necropsia, sala para os médicos patologistas e espaços específicos.

A equipe do Cievs esteve presente para prestigiar as novas e modernas instalações do SVO. Arlete Otoni, Gerente do Cievs, acredita que a melhoria da infraestrutura influenciará positivamente na qualidade dos serviços prestados pelo SVO, afirmou.

Serviço de Verificação de Óbito

O SVO é um importante serviço de saúde pública, responsável pela elucidação de causas de óbitos naturais mal definidos ocorridos em domicílios e unidades de saúde. As atividades do SVO auxiliam na detecção e investigação de doenças de interesse epidemiológico.

 As ações desenvolvidas pelo SVO no Tocantins contribuem para a qualificação dos serviços de saúde, através da vigilância epidemiológica sobre a qualidade da assistência médica na rede de saúde e sobre as informações de mortalidade. Atualmente as sedes do SVO que ficam em Palmas e Araguaína, realizam uma média de 250 a 300 necropsias por ano.

Plantão

O SVO disponibiliza um canal de comunicação de atendimento exclusivo para atendimento de hospitais e unidades de saúde. Através do telefone 0800-645-9585, este atendimento acontece em regime de plantão 24 horas, sete dias por semana, inclusive feriados. O canal é destinado à comunicação de óbitos por causas naturais, dúvidas na emissão da Declaração de Óbito (DO) no local e contato telefônico com a sede do mesmo.