Esquistossomose

Esquistossomose_400.jpg Esquistossomose.jpg -

A esquistossomose mansoni é uma doença parasitária, causada pelo trematódeo Schistosoma mansoni, cujas formas adultas habitam os vasos mesentéricos do hospedeiro definitivo (homem) e as formas intermediárias se desenvolvem em caramujos gastrópodes aquáticos do gênero Biomphalaria. Trata-se de uma doença, inicialmente assintomática, que pode evoluir para formas clínicas extremamente graves e levar o paciente a óbito. A magnitude de sua prevalência, associada à severidade das formas clínicas e a sua evolução, conferem a esquistossomose uma grande relevância enquanto problema de saúde pública.

Em áreas não endêmicas, como o Estado do Tocantins, todos os casos confirmados de esquistossomose devem ser notificados no SINAN.

O tratamento quimioterápico é realizado por meio de medicamentos de baixa toxicidade, como o praziquantel, que é disponibilizado pelo Ministério de Saúde e distribuído pela Secretária de Saúde do Estado do Tocantins mediante notificação no SINAN, exames laboratoriais comprobatórios e prescrição médica.