Surto de Doenças Transmitidas por Água/Alimento (DTA)

É considerado surto de Doença Transmitida por Água e/ou Alimento (DTA) o episódio em que duas ou mais pessoas apresentam sinais e sintomas semelhantes após a ingestão de alimentos e/ou água da mesma origem. Também conhecida como Intoxicação Alimentar.

A ocorrência de DTAs vem aumentando de modo significativo em nível mundia,l e apesar da comprovada relação de várias doenças com a ingestão de alimentos/água contaminados, do elevado número de internações hospitalares e da persistência de altos índices de mortalidade infantil por diarreia, em algumas regiões do Brasil, pouco se conhece da real magnitude do problema, devido à precariedade das informações disponíveis.

Os surtos de DTA são de notificação compulsória, sendo dever de todo cidadão comunicar a autoridade sanitária a sua ocorrência. A investigação da suspeita de surto de DTA requer integração de diversas áreas da saúde (atenção básica, vigilâncias epidemiológica, sanitária e ambiental, lacen, dentre outros) e a coleta oportuna de amostras clínicas e bromatológicas.