Treinamento em Monitorização das Doenças Diarreicas Aguda

Treinamento em MDDA - Capim Dourado_400.jpg Treinamento em MDDA - Capim Dourado.jpg -
Treinamento em MDDA_400.jpg Treinamento em MDDA.jpg -
Menção Honrosa_400.jpg Menção Honrosa.jpg -

A Área de Assessoramento das Doenças de Veiculação Hídrica e Alimentar realizou o Treinamento em Monitorização das Doenças Diarreicas Aguda contemplando, nos dias 10 e 11 de abril, os municípios da Região de Saúde do Bico do Papagaio e, nos dias 24 e 25 maio, os municípios da Região de Saúde Capim Dourado. O treinamento aconteceu no Auditório do 9º Batalhão da Polícia Militar em Araguatins-TO e no Auditório da Térreo do Anexo I da Secretaria Estadual de Saúde em Palmas-TO.

Participaram dos eventos coordenadores da Vigilância Epidemiológica, Atenção Básica e enfermeiros da Estratégia Saúde da Família e responsáveis pela sala de vacina.

O objetivo foi promover a estruturação e qualificação dos serviços de vigilância e assistência dos municípios de modo a garantir que essas doenças tenham ciclos de transmissão interrompidos e que os casos sejam precocemente diagnosticados e corretamente tratados.

Doenças de Veiculação Hídrica e Alimentar

A Área de Assessoramento das Doenças de Veiculação Hídrica e Alimentar – DVHA é responsável pelo monitoramento das doenças/agravos transmitidos por água e alimentos de importância para a saúde pública, tais como o Botulismo, Cólera, Doenças Diarreicas Agudas (DDA), Doenças transmitidas por Alimentos/Água (DTAs), Doença Ocular de Etiologia Desconhecida (DOED), Esquistossomose, Febre Tifóide, Rotavírus e Toxoplasmose (Gestacional, Congênita e Adquirida) e tem como objetivo promover a saúde através da prevenção e controle dessas doenças/agravos, exercendo a vigilância por meio de medidas oportunas, em ações integradas com os profissionais de saúde municipais, bem como com outras Instituições responsáveis pela vigilância da água, alimento e meio ambiente.