15º CONGRESSO BRASILEIRO DE HANSENOLOGIA

O 15º Congresso da Sociedade Brasileira de Hansenologia foi uma edição especial para comemoração dos 70 anos da Sociedade Brasileira de Hansenologia.  

A cerimônia de abertura contou com a participação de representantes da Fundação Novartis, The Nippon Foundation/Sasakawa Memorial Health Foundation, Ministério da Saúde, Organização Pan Americana da Saúde relatora especial das Nações Unidas para eliminação da discriminação contra pessoas afetadas pela hanseníase e seus familiares, Conselho Federal de Medicina, Sociedade Brasileira de Hansenologia, Estado do Tocantins e Município de Palmas.

O evento foi prestigiado com mais de 100 palestrantes brasileiros e estrangeiros ligados aos temas: pesquisa, políticas de saúde, história, direitos humanos, tratamentos, diagnóstico, entre outros. O congresso recebeu especialistas da Holanda, Portugal, Suíça, Reino Unido, Estados Unidos, Bélgica, Japão e Índia.

Receberam 675 inscritos, sendo 503 mulheres, advindos de 126 municípios de quase todos os estados brasileiros: Alagoas, Amazonas, Amapá, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins. Os mais representados foram São Paulo, Tocantins, Pará e Minas Gerais.

Aconteceram 17 mesas-redondas, 5 cursos, uma conferência, reuniões e workshops. Este ano foram inscritos 329 trabalhos, destes 167 foram selecionados para apresentação oral e 117 para apresentação em pôster. Seis apresentações orais e um pôster foram escolhidos como os melhores trabalhos apresentados.

Foi realizado a prova para obtenção do certificado da área de atuação em Hansenologia, 14 médicos foram aprovados, sendo 2 do Tocantins. Assim o Tocantins passa a contar com 7 hansenólogos, que são:

Dr. Ebert Mota de Aguiar – Médico Dermatologista (Araguaína);

Dra. Juliana Diniz Oliveira do Valle – Médica Dermatologista (Palmas);

Dra. Ediane Figueira Aguiar – Médica Dermatologista (Palmas);

Dra. Luciane Prado Silva Tavares – Médica Dermatologista (Palmas);

Dra. Seyna Ueno Rabelo Mendes – Médica em Saúde da Família (Palmas);

Dra. Carla Angelica Turine Von Glehn dos Santos – Médica Dermatologista (Gurupi);

Dra. Inês Stafin – Médica em Saúde da Família (Palmas).

Na cerimônia de encerramento a Sociedade Brasileira de Hansenologia e a secretária da Educação, Juventude e Esportes de Tocantins, Adriana da Costa P. Aguiar. premiaram as crianças vencedoras da Campanha "TODOS CONTRA HANSENÍASE", onde o Tocantins é o primeiro estado a aderir a campanha nacional. A campanha foi realizada nas escolas públicas com alunos do 6º, 7º, 8º e 9º anos, com objetivo de promover a reflexão sobre as causas e consequências da doença; estimular ações de promoção á saúde e prevenção direcionadas ao enfrentamento das vulnerabilidades dos estudantes diante do alto índice de pessoas com hanseníase no Estado, e contribuir através de ações de sensibilização sobre a temática, para o fortalecimento das práticas educativas voltadas à saúde.

Alunos, pais e professores foram recebidos pela diretoria da SBH e pela SEDUC no Centro de Convenções da Palmas. Três vídeos, classificados em 1°, 2° e 3° lugares receberam certificado assinado pela SBH e SEDUC. Os professores orientadores dos vencedores e os alunos classificados ganharam um intercâmbio cultural na cidade de Palmas, incluindo visitas a pontos turísticos, culturais, cinema e palestra sobre o tema. “Sabedores da considerável incidência de hanseníase no nosso estado, bem como o papel da educação na disseminação de conhecimentos, consideramos esta parceria importantíssima para o combate à doença”, diz a secretária da Educação, Juventude e Esportes de Tocantins, Adriana da Costa P. Aguiar.

A campanha tem vídeo e cartilha educativa e um mascote, apelidado de Profi, que tem sido utilizado em campanhas educativas em praças públicas, eventos, visitas a empresas e hospitais.

Todas as peças da campanha estão no endereço Campanha Todos Contra a Hanseníse Tocantins.

21/11/20018 - 13:00 h - Suen Oliveira Santos (Assessora técnica)