DANT

logo dant.png logo dant.png -

APRESENTAÇÃO

 

As áreas de assessoramento que compõem a Gerência de Promoção à Saúde e Agravos Não Transmissíveis - GPSANT são responsáveis pelos agravos de notificação compulsória: Acidentes de Trânsito, Violências e o Beriberi, tendo como objetivo avaliar a situação de saúde da população do estado do Tocantins, a partir dos dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação – SINAN e FormSus, nortear as políticas desses agravos, desenvolver ações de fortalecimento da vigilância, através de capacitações e visitas técnicas. A Gerência está organizada em três áreas de Assessoramento: Acidentes e Violências, Doenças Crônicas Não Transmissíveis e Fatores de Risco.

As Doenças e Agravos Não Transmissíveis geram grande impacto na saúde. A Hipertensão Arterial e a Diabetes são doenças consideradas silenciosas, por não apresentam sinais e sintomas marcantes no inicio do seu desenvolvimento. As mudanças no estilo de vida com o stress, má alimentação, inatividade física, tabagismo e o consumo abusivo de bebidas alcoólicas, associados à ingestão frequente de refrigerantes, redução de atividades de lazer tem gerado o aumento no peso corporal, com índices elevados de açúcar e gordura no organismo, facilitam o desenvolvimento destas doenças.

 Já os Acidentes de Trânsito e as Violências geram além de altos custos financeiros, incapacidades temporárias ou permanentes, perda da qualidade de vida e desestruturação familiar.

Diante desse quadro, faz-se necessário o desenvolvimento de estratégias de monitoramento, prevenção e controle dessas doenças, agravos e seus efeitos sobre a saúde da população.

Nesse contexto, a Gerência das Doenças e Agravos Não Transmissíveis com intuito de auxiliar os novos gestores em saúde, buscou organizar os planos de trabalho de cada agravo com principais indicadores pactuados, metas para o corrente ano e ações a serem desenvolvidas pela equipe da atenção básica e vigilância municipal para alcance dessas metas.